A Ilha do Sal foi formada a partir da atividade vulcânica submarina e da atividade tectónica há milhões de anos. Os vulcões submarinos entraram em erupção, a lava arrefeceu e acabou por formar camadas de rocha vulcânica. Com o tempo, essas camadas de rocha emergiram do oceano e uniram-se para formar a ilha, criando uma geologia única no planeta.
Esta ilha é um dos principais destinos turísticos de Cabo Verde e está localizada no arquipélago das Ilhas Barlavento. É a mais pequena ilha do país, com uma área de aproximadamente 216 km², mas apesar do seu tamanho, tem uma história rica, uma fauna e flora variadas e uma água do mar turquesa de temperatura agradável que a tornam um destino único para visitantes de todo o mundo.
Mais informação
A Ilha do Sal foi descoberta pelos portugueses no século XV e utilizada séculos depois como ponto de escala nas suas rotas comerciais para o Brasil e América do Sul. No entanto, os primeiros povoamentos humanos na ilha datam do século XVIII, quando os pescadores e marinheiros portugueses começaram a fazer uso da pesca pela abundante fauna marinha da região.
Mas não foi até ao século XIX, que a ilha se tornou num centro importante para a indústria do sal que lhe deu o nome do ilhéu. A produção de sal tornou-se a principal atividade económica da ilha, mantendo-se até aos dias de hoje.
Mais informação
A Ilha do Sal, devido às suas condições climáticas, é extremamente árida. No entanto, existem algumas espécies de plantas e animais que se adaptaram às condições do terreno e conseguiram crescer nesta ilha. Plantas como sisal ou tamarindo podem se adaptar a climas de alta temperatura com pouca água, enquanto abrigam espécies de répteis como os lagartos das dunas, uma espécie endêmica de Cabo Verde.
Também, devido às suas origens vulcânicas e localização geográfica, a ilha é conhecida pela sua rica vida marinha. Entre as profundezas, podemos encontrar pastos marinhos e corais, criando um ecossistema e habitat frutífero para as espécies. Nestas águas, habitam espécies como raias e arraias, peixes tropicais como o peixe-palhaço, tubarão de recife e as famosas tartarugas caretta-caretta, símbolo da ilha.
Mais informação